A Alimentação e o Bronzeado

A Alimentação e o Bronzeado

A alimentação interfere no bronzeado?

A nutricionista do Instituto de Estética Especializada Pelle & Capelli, Thayssa Azevedo, preparou este post especial com dicas importantes para que você possa ter uma alimentação saudável e alcançar o bronzeado desejado.

 

Em pleno verão, com o calor que tem feito em muitos estados brasileiros, a maioria das pessoas deseja alcançar um bronzeado bonito e saudável. Engana-se quem pensa que somente a exposição solar é suficiente para adquirir o tão desejado bronze, é necessária uma preparação para este vir de uma forma saudável, sem bolhas e queimaduras.

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Uma ótima opção é recorrer a alimentos ricos em betacaroteno, um carotenoide antioxidante que, quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeado. São ricos nessa substância os legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, pimentão, mamão, manga, caqui, agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.

A ingestão dos alimentos ricos em betacaroteno não deve ser somente nos dias de exposição solar, é importante que o seu consumo ocorra desde a primavera para garantir um bronzeado uniforme e duradouro. Atenção: o bronzeado tem que ocorrer de maneira gradual, você não ficará moreno (a) em apenas um dia!

É importante lembrar que a alimentação pode ajudar, mas o bronzeamento varia também de acordo com a pigmentação da pele da pessoa. O consumo de betacaroteno deve ser feito de maneira equilibrada, sem exageros, uma vez que seu excesso pode garantir uma cor alaranjada à pele.

Além de ajudar a adquirir um bronzeado bonito, o betacaroteno também aumenta o brilho dos cabelos e a defesa do organismo, fortalece as unhas, beneficia a visão, dá elasticidade à pele, além de ajudar a combater o envelhecimento celular.

Sucos naturais feitos com cenosucos-bronzeadoura, espinafre, laranja, mamão, manga e hortelã ficam uma delícia, além de serem bem refrescantes nessa época do ano e auxiliarem na proteção dos raios ultravioletas e a adquirir um bronze uniforme. Mesmo consumindo alimentos fontes de betacaroteno, o uso de protetor solar se faz necessário.

 

Lembre-se de beber bastante água e aumentar a quantidade de copos quando for se expor ao sol. Aproveite a época e além da água beba também água de coco, sucos e chás gelados. Deve-se ficar atento ao consumo de gorduras e álcool, uma vez que estes elevam a temperatura do organismo e desidratam o corpo.

 

 

 

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