A Força das Mulheres Brasileiras

A Força das Mulheres Brasileiras

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março, a data surgiu devido a uma série de fatos, lutas e reinvindicações das mulheres, principalmente americanas, por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos.

Em 1975, durante o ano internacional da mulher,  a ONU passou a celebrar o dia 08 de março como Dia Internacional da Mulher.

Há séculos as mulheres lutam pelo direito da igualdade política, social e financeira. Algumas mulheres se destacam no cenário da sociedade quando o assunto é busca pela igualdade.

5 mulheres brasileiras para inspiração

Carmen Miranda

CarmemMiranda2

Cantora e atriz luso-brasileira, Maria do Carmo Miranda era mais conhecida como Carmen Miranda. Em duas décadas de carreira ela lançou mais de 300 músicas, fez shows em muitos países e chegou a ser a mulher mais bem paga dos EUA.

Carmen foi uma mulher forte e decidida, que desde jovem traçou o objetivo de ficar famosa e gerenciou boa parte da própria carreira. Ela foi ainda a primeira sul-americana a ser homenageada com uma estrela na Calçada da Fama e foi uma inspiração para o Tropicalismo no Brasil, movimento cultural da década de 1960.

 

Maria Quitéria

A02B3

Uma das principais personagens da independência, Maria Quitéria fugiu de casa para lutar pela Bahia.

Entrou para o Batalhão dos Voluntários do Príncipe, vestindo o uniforme de seu cunhado. Se passou por um homem, apresentando-se como soldado Medeiros. Lutou na Bahia de Todos os Santos, em Ilha de Maré, Barra do Paraguaçu, na cidade de Salvador, na estrada da Pituba, Itapuã, e Conceição.

Após ser descoberta pelo pai, foi defendida pelo Major José Antônio da Silva Castro, comandante do batalhão. Ele permitiu que ela seguisse no combate, pois mostrava muita habilidade com armas.

Em 2 de julho de 1823, quando o “Exército Libertador” entrou em triunfo na cidade do Salvador, Maria Quitéria foi saudada e homenageada pela população em festa.

Maria foi a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil.

 

Elza Soares

My_Name_is_Now_Elza_Soares_Paolo_Giron_02

Aos 21 anos de idade Elza Soares já era viúva e tinha cinco filhos para criar —o que fazia cantando e compondo músicas. Com 32 anos sofreu muito para estar ao lado do jogador de futebol Garrincha, que se envolveu com ela quando ainda era casado.

Muitas tragédias abalaram a vida de Elza (como a morte da mãe, do Garrincha e de três dos sete filhos). Apesar das dificuldades, Elza disse certa vez que “a vida continua. Enquanto existir, quero mais dela”.

 

Maria da Penha

maria1

Por trás de um nome simples está uma das mulheres mais importantes da história recente do Brasil. Maria da Penha Maia Fernandes é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres e vítima de violência doméstica — ficou paraplégica ao levar um tiro do marido enquanto dormia.

O nome dela virou Lei em 2006, estabelecendo o aumento das punições às agressões contra a mulher e uma série de medidas para proteger a integridade física e psicológica de mulheres vítimas de violência.

 

Anita Garibaldi

img378

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi foi companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”.

Após a morte do pai e o casamento da irmã mais velha, Anita teve que ajudar no sustento familiar e, por insistência materna, casou-se, em 30 de agosto de 1835, aos 14 anos, com Manuel Duarte de Aguiar. Depois de três anos de matrimônio, o marido alistou-se no exército imperial, e a abandonou.

Durante a Revolução Farroupilha, o italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Rio-Grandense, participava da tomada do porto de Laguna, na então província de Santa Catarina, onde conheceu Anita.

Apaixonados, lutaram pela independência gaúcha e de outros territórios. Juntos participaram de combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália. Eles tiveram quatro filhos.

 

Depois te tanta inspiração só nos resta continuar a luta dos nossos direitos

Feliz Dia Internacional da Mulher

 

Write a Reply or Comment