No-Poo e Low-Poo

No-Poo e Low-Poo

no-poo e low-poo

De alguns meses para cá as técnica No-Poo e Low-Poo caíram nas graças dos blogs, check revistas, salões de cabeleireiro e principalmente das mulheres que gostam e assumem seus cabelos cacheados. O No-Poo e o Low-Poo são duas técnicas de limpeza capilar que utilizam shampoos com sulfatos leves ou zero sulfato, o que garante hidratação e saúde para todos os tipos de cabelo.

A criadora destes conceitos e também da marca exclusiva para cabelos cacheados Deva Curl, Lorraine Massey, cansada da dificuldade de cuidar dos seus cachos e após viver uma relação de amor e ódio com seus cabelos, descobriu que precisaria cuidar primeiro do couro cabeludo, e que a saúde dos fios seria reflexo da utilização da técnica correta para o seus cabelos.

Os cabelos cacheados e ondulados diferente dos cabelos lisos tem dificuldade em distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas, por isso, ressecam com facilidade e têm o famoso arrepiado (frizz). O formato anelado dos fios dificulta a oleosidade percorrer até chegar as pontas. A indústria cosmética costuma utilizar de um agente altamente limpante chamado sulfato agressivo (lauril, sulfato de sódio), já que para a maioria das pessoas espuma é sinônimo de limpeza. A parte ruim disso é que estes produtos de fato limpam as impurezas do dia a dia, no entanto, também retiram a proteção natural o que pode trazer duas consequências: para os fios que já tem oleosidade natural garantida o corpo entende como falta dela e passa a produzir ainda mais; e para quem não tem, cabelos cacheados, um ressecamento fora do normal.

Depois disso se eu passar o condicionador não fica tudo certo?

Infelizmente não! Poderia até ficar tudo certo se estes cremes não fossem derivados de petróleo, estes produtos, aparentemente, garantem brilho e sedosidade aos cabelos, mas na realidade encapam os fios com uma película impermeável o que veta a reparação dos danos causados por este sulfato.

No-Poo e Low-Poo são técnicas que não utilizam sulfatos agressivos, apenas sulfatos leves ou outros agentes limpantes que retiram as impurezas mas não afetam a boa oleosidade do couro cabeludo. Outra regra básica da técnica é evitar o uso de agentes petrolatos, deixando o fio livre.

 

E agora? Quero colocar o No-Poo ou o Low-Poo em prática!

Primeiro, lembre-se destes termos: sulfatos e petrolatos é preciso ler bem os rótulos dos produtos antes de escolher o ideal para você. No Pelle & Capelli você encontra estes produtos a venda para home care. Peça ajuda de um profissional na hora de escolher os produtos. Se você pretende começar com este tipo de tratamento não esqueça de lavar uma última vez com shampoo com sulfato agressivo, já que provavelmente seu cabelo está com agentes petrolatos. Ah! E não estranhe se no começo o aspecto do cabelo piorar, essa é a real condição dos fios que antes estavam maquiados com aqueles produtos impermeáveis.

No Pelle & Capelli você encontra não só os shampoo ideais para as técnicas No-Poo e Low-Poo, mas também a linha completa para este tratamento.