Outubro Rosa

Outubro Rosa

O por quê do Outubro Rosa?

Outubro Rosa é um movimento popular conhecido mundialmente. Comemorado no mundo todo, o movimento surgiu nos Estados Unidos e simboliza a luta contra o câncer de mama.

Alguns estados americanos já realizavam ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro, estimulando a população a realizar o exame de mamografia. Posteriormente então o Congresso Americano aprovou o mês de Outubro como mês nacional (americano) da Prevenção do Câncer de Mama.

Em 1990 a Fundação Susan G. Komen for the Cure realizou a primeira Corrida pela Cura e foram distribuídos laços cor de rosa, desde então a corrida é realizada anualmente em Nova York.

A partir daí a luta de prevenção ao câncer de mama ganhou o laço rosa como simbolismo e aos poucos foi ganhando o mundo através de ações direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

laco-outubro-rosa

A popularidade do movimento ganhou o mundo de forma bonita, elegante e feminina em busca da união de culturas por uma causa tão nobre. A iluminação rosa tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo.

CRISTO4 - RJ - 28/10/2008 - CRISTO/ROSA - CIDADES OE JT - O monumento do Cristo Redentor recebe iluminação rosa. O evento faz parte da Camapnha Nacional de Prevenção do Câncer de Mama. Foto: MARCOS D'PAULA/AGENCIA ESTADO/AE
Cristo Redentor – RJ
outubro-rosa-brasilia
Palácio do Planalto – Brasília
Outubro-Rosa-SP
Monumento às Bandeiras – São Paulo

 

O Pelle & Capelli tem orgulho de participar deste movimento e incentivar a conscientização da prevenção do câncer de mama, por isso, deixamos aqui algumas dicas e curiosidades:

  1. O único exame capaz de diagnosticar tumores com menos de 1cm é a mamografia
  2. Quando descoberto logo no início a chance de cura é de 99%
  3. O diagnóstico neste primeiro estágio pode evitar tratamentos mais agressivos como quimioterapia e radioterapia.
  4. Mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente
  5. Mulheres com histórico de câncer na família devem realizar exames anuais aos 35 anos.
  6. O autoexame das mamas é uma prática positiva que pode e deve ser feito por todas as mulheres, mas ele não é capaz de detectar vários tipos de tumores.

Por isso, aproveite o Outubro Rosa procure seu médico e mantenha seus exames sempre em dia.