Do natural ao despojado, descubra os cortes que são tendência e valorizam os fios ondulados na temporada mais florida do ano
Além do florescimento das plantas, do aparecimento de animais que estavam hibernando e das temperaturas amenas, a primavera também é a estação ideal para renovar seu cabelo. Depois dos danos causados pelo inverno, como o ressecamento dos fios provocado pelo banho com água quente, esse período é o momento certo para experimentar um novo corte e recuperar a aparência saudável das madeixas.
Essa lógica vale especialmente para cabelos ondulados, que, com a curvatura do fio impedindo que o óleo da raiz chegue facilmente até as pontas, são naturalmente mais secos. Pensando nisso, conversamos com especialistas sobre os cortes que serão tendência na primavera e continuam ótimos nas próximas estações. Inspire-se!
“Os cabelos ondulados, por terem uma textura superversátil, ficam incríveis com estilos mais despojados. Os cortes em alta são aqueles que valorizam a forma do fio sem pesar, mantendo o volume na medida”, explica Alan Augustto, expert da Truss.
Na altura dos ombros, com as pontas levemente desfiadas, o long bob é uma aposta certeira para a primavera. “Ele tem um formato mais reto, mas o desfiado nas pontas tira o excesso de volume e dá leveza. Ideal para quem quer modernizar o visual sem perder muito comprimento”, diz Alan.
O corte valoriza o caimento natural das ondas, é elegante, prático e fácil de estilizar, mas exige manutenção a cada 2 ou 3 meses para manter o formato, segundo o profissional. “Em cabelos muito volumosos, pode ser necessária uma texturização extra para não armar.”
Diretamente dos anos 1970, o shaggy hair é repleto de camadas desconectadas e geralmente tem uma franja. “Esse corte valoriza o volume e a textura natural, trazendo uma pegada moderna e despojada. Em cabelos mais finos, pode ser necessário usar produtos finalizadores para evitar frizz e dar definição”, diz Amanda Araújo, especialista em cabelos com curvatura do Pelle Capelli.
Cortes que mantêm o comprimento, mas adicionam camadas estrategicamente posicionadas estarão com tudo entre as onduladas. “Eles dão movimento e evitam que o cabelo fique pesado. Ideal para quem quer manter o cabelão, mas quer leveza”, pontua Alan.
Os benefícios listados pelo profissional são: preserva o comprimento, evita o visual chapado, valoriza as ondas naturais e é fácil de prender e estilizar. Entre os pontos negativos: se mal executadas, as camadas podem deixar o visual desigual; em cabelos muito finos, podem aparentar ralos se exagerar nas camadas.
O bob curto é tendência entre quem tem cabelo ondulado. “Ele fica na altura do queixo, traz frescor e praticidade e destaca a textura ondulada de forma charmosa. A única observação é que pode acentuar traços mais angulosos do rosto, então a adaptação precisa ser personalizada de acordo com cada cliente”, diz Amanda.
O bob não é o único curtinho que estará em alta nesta primavera. “Cortes acima do queixo ou na altura da mandíbula, com acabamento repicado ou levemente desconectado são tendência. A ideia é deixar as ondas com um visual natural e servir para quem quer praticidade e uma mudança mais ousada”, afirma Alan.
Segundo o profissional, esses cortes são leves, modernos e fáceis de cuidar no dia a dia, secam rápido e exigem pouco produto. Eles ainda valorizam rostos delicados e traços marcantes. Por outro lado, precisam de manutenção mais frequente (cerca de 1 mês e meio) e podem ser motivo de estranhamento para quem nunca teve cabelo curto.