Confira truques rápidos e fáceis para colar e remover acessórios no cabelo maluco das crianças
O Dia do Cabelo Maluco se tornou uma das datas mais esperadas pelas crianças. Das redes sociais às escolas, a brincadeira conquistou a criançada, que adora pousar com penteados cheios de cores, formas divertidas e, claro, muita criatividade.
Se você pensou na clássica cola de EVA ou glitter, saiba que este não é o melhor caminho.
“O uso de colas e adesivos fortes no cabelo infantil oferece sérios riscos. Os principais danos incluem quebra e arrancamento dos fios durante a remoção, ressecamento da fibra capilar, formação de impossíveis de desfazer e até perda permanente de mechas”, explica a dermatologista Natasha Crepaldi.
Para te ajudar, conversamos com o cabeleireiro e maquiador Fabiano Herrera, do salão Pelle Capelli, que compartilhou um tutorial simples, seguro e eficaz, indicado tanto para cabelos longos quanto curtos. Veja só:
Uma maneira prática de garantir que os acessórios permaneçam firmes durante um dia cheio de brincadeiras é usar produtos próprios para cabelo, como presilhas e grampos coloridos, elásticos, fitas, laços, tiaras e headbands.
Como aplicar: basta colar os desenhos ou objetos no acessório usando alguns pingos de cola quente, ou pequenos pedaços de fita dupla-face. Mas lembre-se: eles devem sempre ser aplicados sobre o cabelo já preparado com produtos de finalização.
“Além de proteger os fios, esses itens mantêm o visual firme e confortável durante toda a brincadeira.”, diz Fabiano.
Além disso, géis, pomadas e sprays modeladores próprios para crianças ajudam a fixar os fios e sustentar os acessórios sem causar ressecamento ou quebra. Abaixo, você confere um exemplo de como usar na prática:
Em casos de objetos maiores, a dica profissional é usar redes invisíveis ou toucas de nylon como base, fixando os acessórios nelas ao invés de diretamente no cabelo. Dessa forma, mesmo os penteados mais elaborados não correm o risco de desmontar!
Com essas dicas, então, fica fácil celebrar o Dia do Cabelo Maluco sem preocupações. Afinal, como diz Natasha: “A saúde capilar deve sempre ser priorizada sobre a estética temporária.”