O desejo de ter um cabelo saudável – e que sempre saia bonito nas fotos –parece ser unânime, mas nem todos conhecem a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução, cruciais para eliminar danos e fortalecer os fios. Entenda agora!
Este tratamento busca devolver a água aos fios promovendo maciez, mais saúde e movimento. Substâncias como aloe vera, D-pantenol e babosa são potenciais candidatos para este fim.
Alerta: Bons indicativos de que o cabelo precisa deste procedimento são a perda do brilho, pontas secas e duplas e toque áspero.
Responsáveis: Exposição excessiva ao sol, água quente, aparelhos capilares térmicos como secadores, entre outros.
A nutrição está relacionada com a porosidade dos fios. Além de repor os nutrientes, também é capaz de repor óleos que são essenciais para a selagem do fio. Máscaras nutritivas e umectações com óleos naturais como de coco, argan e azeite de oliva são ótimos exemplos.
Alerta: Frizz, pontas duplas e volume em excesso.
Responsáveis: Esses danos podem ocorrer naturalmente ou por processos químicos, como alisamento e tinturas.
Tem como objetivo repor a massa e queratina (substância responsável por garantir resistência à fibra capilar), fortalecendo os fios. Queratina, creatina, arginina e colágenos são os mais escolhidos nesta etapa.
Alerta: Fios quebradiços, finos, elásticos e secos.
Responsáveis: Exposição excessiva ao sol, cloro e água do mar, procedimentos químicos, água quente e o uso contínuo de secador.
Muitas pessoas acreditam que somente a hidratação é suficiente para suprir todas as necessidades dos fios, mas isso está errado.
Imagine que você tenha fome, sede e frio. Para a fome, a solução será comer. Para a sede, o melhor é um copo de água. Para o frio, o ideal é colocar um casaco ou utilizar um cobertor para se cobrir.
Em outras palavras: cada deficiência capilar pede uma solução específica, e é por este motivo que serve o Cronograma Capilar.
Agora que você já consegue identificar as deficiências do seu cabelo, é possível montar um cronograma baseado nas suas necessidades.
Lembrando que:
– Nutrição em exagero pode trazer problemas como caspa e seborreia;
– Hidratação deve ser feita com toucas para evitar a perda de umidade durante o processo e sempre evitando a raiz;
– Na reconstrução é preciso equilíbrio! Se a mascará escolhida tiver queratina, não será necessário usar a queratina liquida, já que em excesso pode deixas os fios enrijecidos.
Comece o seu e sinta os resultados! Na dúvida, consulte um profissional.