Mudar a cor do cabelo é uma ótima maneira de se iniciar um novo ciclo e repaginar o visual. No entanto, ignorar o teste de mecha pode ser fatal. Continue a leitura e entenda!
Seja para quem vai realizar a mudança com um profissional ou em casa, este detalhe, que pode parecer até desnecessário, é o que justamente proporcionará segurança e aumentará as chances de um resultado satisfatório.
Basicamente, o teste de mecha minimiza os riscos de problemas como queda de cabelo e corte químico, avaliando até que ponto aqueles fios estão resistentes para serem descoloridos e chegarem no tom de loiro desejado, por exemplo.
Ele é capaz de identificar, se o cabelo está com cloro nos fios, se está elástico, possui tintura, entre outros aspectos importantíssimos.
Sim! O teste de mecha é de extrema importância tanto para cabelos com química, como para cabelos virgens, que podem não reagir bem ao processo de descoloração.
Mesmo sendo realizado, geralmente, um pouco antes da aplicação da tintura, o ideal é realizá-lo com cerca de 5 dias de antecedência, assim é possível analisar a reação do cabelo após algumas lavagens.
A prova de toque também é indicada. Após misturar em um recipiente não-metálico uma pequena quantidade do produto, com a mesma quantidade de oxidante até formar uma mistura homogênea, deve-se seguir esses passos:
1º passo: Lave uma pequena área no antebraço.
2º passo: Passe o produto na área e deixe agir por 30 minutos.
3º passo: Lave o local de aplicação com água em abundância e aguarde por 24h.
4º passo: Verifique o local da aplicação. Se houver irritação na pele, coceira, ardência no local ou em regiões próximas, não use o produto.
1º passo: Aplique o resto da mistura que foi usada na prova de toque em uma pequena mecha na parte inferior dos cabelos.
2º passo: Aguarde 30 minutos.
3º passo: Após o tempo de pausa, lave e seque a mecha. Faça a avaliação da cor obtida, o tempo de pausa e a reação dos cabelos.
4º passo: Se ocorrer aquecimento, quebra ou danos ao fio, a coloração não poderá ser feita.
Ressaltando que, reprovar no teste de mecha não significa que você não poderá mais mudar o visual. Na verdade, tudo o que precisará fazer é esperar um pouco mais e investir em tratamentos para fortalecer a fibra capilar enquanto isso.
Agora é só começar o processo de coloração e se preparar para o novo visual! Lembrando de sempre seguir com os cuidados de hidratação para manter o resultado incrível.